INSTITUCIONAL

Carta do Presidente

2020: 

UM ANO DE DESAFIOS

O ano de 2020 mal havia começado e diversos desafios já nos foram impostos. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) afetou diversas áreas e, claro, não seria diferente com a Odontologia. Ainda que tenhamos paralisado nossas atividades na sede e em nossas delegacias regionais, continuamos ao lado do Conselho Federal de Odontologia (CFO) a buscar meio de proteger e auxiliar nossos profissionais neste momento.

E conseguimos.

No campo profissional, orientamos com cartilhas, tanto feitas por nós, aqui em Mato Grosso, como pelo CFO, em Brasília, para que tanto paciente como profissionais sintam segurança ao atender em seus consultórios – públicos ou particulares.

Já no campo financeiro, fomos atrás de instituições sérias e comprometidas, além de compreensivas, neste momento pelo qual o mundo todo passa. Por meio de reuniões online ou telefonemas, conseguimos firmar com o Sicoob e a Unicred linhas de crédito com condições melhores aos profissionais da Odontologia. Já no fim de abril, o Itaú também começou a oferecer possibilidades para quem é da área de saúde.

Além destas novas lutas, continuamos a batalhar pelas mais “antigas” da classe. Com uma nova diretoria, fizemos questão de estarmos presentes na primeira reunião do Sinodonto-MT. Também participamos do 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), em que a Educação à Distância foi um dos relevantes temas.

No início de março também realizamos nosso primeiro “Chame o CRO” de 2020 e debatemos a educação financeira.

Ainda temos outras lutas para travar em 2020. Dentre elas, está a harmonização orofacial, que sim, pode ser realizada por cirurgiões-dentistas, desde que devidamente especializados para realizar os procedimentos.

Temos muita pela caminhada pela frente, mas juntos somos mais fortes!

 

Sandro Stefanini

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso - CRO-MT