NOTÍCIAS

ODONTOLOGIA

Valorização profissional na saúde coletiva é tema de palestra na Capital

Investir na autovalorização profissional. É com este pensamento que o cirurgião-dentista Edélcio Francisco Anselmo, consultor em saúde bucal coletiva, guiou a palestra “A Importância da Equipe de Saúde Bucal nas Ações Coletivas”, realizada no auditório da Associação Brasileira de Odontologia – Seccional Mato Grosso (ABO-MT), na manhã do último sábado (8), na Capital.

O evento, realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e pela ABO-MT, reuniu mais de 60 profissionais da Odontologia – entre Técnicos em Saúde Bucal (TSBs), Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs) e Cirurgiões-Dentistas.

De acordo com Edélcio, mais do que aguardar o reconhecimento de um chefe ou de outras pessoas, o profissional da área deve procurar a valorização intrínseca. “É preciso ter atitude e apostar na construção de um currículo diferenciado. Ou seja, é importante dedicar parte de seu tempo à cursos de aprimoramento e capacitação, à participação em eventos e, até mesmo, à troca de informações, experiências e conhecimentos por meio das redes sociais”, ressalta o palestrante.

Ele complementa: “desde a aprovação da Lei nº 11.889/2008, que regulamenta o exercício das profissões de TSBs e ASBs, vem aumentando a cada dia a visão e o reconhecimento sobre a importância destes profissionais como auxiliares da equipe de Odontologia. Para promover a saúde como um todo, é preciso integrar e enxergar todos os profissionais da saúde bucal como atores conjuntos na construção de uma Odontologia forte e completa”.

Para a presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal do CRO-MT, a TSB Edy Maria Nunes Rosa, trabalhar a união da equipe é essencial. “Eventos como este propiciam a aproximação dos profissionais que compõe a equipe de saúde bucal. É preciso que todos falem a mesma língua e estejam integrados para visar um bem comum: o benefício da população”, pontua.

Vale ressaltar que as ações coletivas de saúde bucal são aquelas desenvolvidas com o intuito de atingir o maior número de pessoas, por meio da promoção e proteção da saúde em diferentes espaços sociais (escolas, associações, unidades de saúde, entre outras). Elas devem inserir-se na estratégia planejada pela equipe de saúde, numa inter-relação permanente com as demais ações da unidade de saúde, aliando a intersetorialidade com a participação e o controle social.

No sábado (8), durante o evento, os profissionais da odontologia (CD, TSB, ASB, TPD e APD) puderam realizar a atualização cadastral no stand do CRO-MT – cujo prazo se encerra em outubro deste ano. Também marcaram presença na palestra o presidente da Comissão de Tomada de Contas do CRO-MT, Durvalino de Oliveira, e a conselheira do CRO-MT, Elaine Patrícia Alves de Araújo Gomes. 

EXPERIÊNCIA – Três vezes coordenador de Saúde Bucal do município de Cubatão, em São Paulo, Edélcio Francisco Anselmo é responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Saúde Bucal no município, a partir de 1997. Entre os destaques do programa estão a criação do PREVENTÃO (Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão) e a implantação do Centro de Referência em Saúde Bucal, integrado pela Clínica Modular Odontológica e pela Clínica de Especialidades Odontológicas – que veio a se constituir no primeiro CEO da baixada santista, antes mesmo da criação do Programa Brasil Sorridente pelo Ministério da Saúde.

“Sem dúvidas, trazer uma experiência de êxito de outro estado – como a dele – só irá agregar ao nosso município. E, quem sabe, será aplicada em nosso contexto em breve. Além de, é claro, contribuir para a valorização da classe”, pondera a cirurgiã-dentista Samara Valêncio, secretária da ABO-MT.  

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa

COMENTÁRIOS