Fórum de Conselhos de Classe da Saúde se reúne com governador de MT

O Fórum de Conselhos de Classes das profissões regulamentadas se reuniu na última quarta-feira (16) com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. Criado em 2018, o Fórum reúne 10 autarquias da área de saúde do Estado e tem como objetivo principal trabalhar de forma conjunta ações que sejam pertinentes a todas as áreas.

Ao governador, os profissionais apresentaram as principais atribuições do Fórum e também as demandas do mesmo no que tange ao Estado. “Uma de nossas metas ao criar o Fórum foi o fortalecimento do exercício legal das profissões e o intercâmbio de conhecimento e informações quanto às fiscalizações de cada área. Mostramos isso ao governador, que foi bem receptivo”, afirmou o secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), que esteve no encontro, José de Figueiredo.

Dentre os temas abordados na audiência, estiveram em pauta licenciamento ambiental, Educação à Distância (EAD), pisos salariais e termo de cooperação.

O grupo ainda solicitou apoio de Mauro Mendes para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, que trata sobre a natureza jurídica dos conselhos de classe, não seja aprovada. “Precisamos deste apoio porque essa PEC terá como reflexo uma fragilização dos conselhos de classe, já que propõe que eles passem de direito público para direito privado. Nós mostramos essa preocupação ao governador, que ficou de analisar e nos dar retorno”, completa Figueiredo.

O Fórum de Conselhos de Classes das profissões regulamentadas representa 87.784 profissionais em Mato Grosso. Confira todas as autarquias que fazem parte do Fórum de Conselhos de Classe:

Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT)

Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT)

Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região do Estado de Mato Grosso (CREF 17-MT)

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região de Mato Grosso (CREFITO-9)

Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT)

Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT)

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT)

Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 20ª Região de MT)

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN-MT)

Conselho Regional de Psicologia – 18ª Região (CRP-18)