FISCALIZAÇÃO

CRO-MT realiza fiscalização em consultórios de Sapezal

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), por meio da Delegacia Regional da autarquia em Tangará da Serra, realizou no mês de maio três fiscalizações em consultórios odontológicos e junto a profissionais por supostos exercícios ilegais da profissão, no município de Sapezal. Em todos os casos, as ações contaram com apoio e parceria da Vigilância Sanitária e do Comando da Polícia Militar da cidade.

A primeira denúncia foi realizada por meio da Ouvidoria do próprio CRO-MT, de suposto exercício ilegal da profissão. O fiscal da autarquia foi até o local para ser possível o flagrante, mas todos os profissionais de Odontologia estavam devidamente inscritos e legalizados. O Conselho realizou apenas atualização cadastral e informações referentes ao trabalho da autarquia.

As outras duas denúncias foram realizadas por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Sapezal. De acordo com um dos relatos, o primeiro profissional, um protético, estaria atendendo irregularmente em consultório. A denúncia, no entanto, se mostrou infundada, já que o profissional está inscrito no Conselho.

A terceira fiscalização foi realizada em um laboratório de prótese dentária, que supostamente estaria com falta de condições sanitárias e profissional irregular. Foi constatada falta de autorização de funcionamento por parte da Vigilância Sanitária como também falta de inscrição do técnico em prótese dentária. Laboratório e profissional foram notificados e terão prazo para responder.

Vale lembrar que o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT) promove tanto fiscalizações regulares como atende por denúncias, anônimas, caso o denunciante assim prefira. As mesmas podem ser realizadas em diferentes canais. São eles: telefones (0800-723 25 10 ou 65 3644-2002), e-mail ([email protected]), site (www.cromt.org.br/denuncia) e ainda Ouvidoria (https://participar.com.br/cromt/users/sign_in_).