NOTÍCIAS

Odontologia do Esporte é tema de Chame o CRO

A Odontologia do Esporte foi tema do segundo “Chame o CRO”, organizado pela Delegacia Regional do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) de Barra do Garças, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) do município, por meio do projeto “Sorriso levado a sério”. Pela segunda vez, a palestra foi realizada pela plataforma on-line Zoom, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19).

A palestrante foi Bárbara Capitanio, especialista em Estomatologia (UFRGS), mestre em patologia Bucal (UFRGS) e pesquisadora da área de Odontologia do Esporte. “Muitos ainda não sabem, mas a Odontologia possui uma especialidade reconhecida que trabalha direcionada para o atleta. A Odontologia do Esporte é a área de atuação do cirurgião-dentista que inclui segmentos teóricos e práticos da Odontologia, com o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores”, explica.

Ainda, conforme a profissional, é finalidade da Odontologia do Esporte melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte. “Este é o conceito regulamentado pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia - CFO No 160 de 2015”, completa Bárbara.

De acordo com a cirurgiã-dentista Twigg Mitsue Daltro Hayashida, uma das organizadoras da palestra e responsável pela delegacia regional do CRO-MT em Barra do Garças, o objetivo principal foi mostrar aos profissionais da Odontologia áreas ainda pouco abordadas no Estado. “A aula foi muito boa. É um assunto novo que começa a ganhar espaço na rotina dos cirurgiões-dentistas e dos amantes da atividade esportiva de forma geral. Tivemos participação tanto de profissionais e acadêmicos da Odontologia como também de atletas de alta performance e profissionais e acadêmicos da educação física”, pontua.

Chame o CRO – O projeto ‘Chame o CRO’ tem como objetivo promover a interiorização do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, reunindo profissionais e estudantes de todas as regiões do Estado, com foco sempre na melhoria da relação institucional e, claro, da carreira de todos os profissionais da área, o que reflete em melhoras para a comunidade.

 

“Uma das nossas metas sempre foi a aproximação cada vez maior com nossos colegas no interior e da população de forma geral. Sabemos que nem todos podem vir cotidianamente para a Capital e saberem das demandas e do que temos feito. Nosso papel enquanto gestores é que possamos ir até eles para informá-los e capacitá-los, levando temas relevantes e respondendo possíveis dúvidas, técnicas ou não. Os encontros também são momentos importantes para que reflitam em outras ações, inclusive fiscalizações, e contato com outros gestores”, afirma o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

Sorriso Levado a Serio - O projeto “Sorriso levado a sério”, da ABO secção de Barra do Garças, tem por objetivo divulgar e promover a Odontologia de forma integral, através de palestras e ações nas diversas áreas, buscando levar temas atuais e inovações para o programa. Um dos papéis da ABO é trabalhar com o intuito de promover a Odontologia, valorizar o cirurgião-dentista no contexto técnico-científico e sociocultural, e contribuir com a política de promoção de saúde da população.

COMENTÁRIOS

Warning: mysqli::mysqli(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100508 Library:100236 in /home/u419193266/domains/cromt.org.br/public_html/starter/db/mysqli.php on line 22